Disciplinas

Horários

Grade 2024.1
Grade 2023.1Grade 2023.2
Grade 2022.1Grade 2022.2
Grade 2021.1Grade 2021.2

Obs: Alunos externos que tenham interesse em cursar alguma disciplina do PPGMC/UFRJ devem enviar os seguintes documentos para secretaria.ppgmc@eco.ufrj.br:

Formulário de Inscrição em disciplinas – Aluno Externo

Declaração de matrícula

Cópia da identidade

Ementas

Disciplinas obrigatórias

Metodologia científica (ECD700)

60h · 4 créditos

Métodos de pesquisa aplicados ao campo da comunicação. Formas de aplicação de teorias científicas, delimitação de objetos e formulação de hipóteses. Técnicas de pesquisa nos campos das Ciências Sociais Aplicadas e das Humanidades e suas relações no campo da Comunicação. O curso será desenvolvido em consonância com os projetos de pesquisa apresentados pelos alunos inscritos.

Seminário de Projeto em Andamento (ECD702)

60h · 4 créditos

Disciplina destinada a discussão dos projetos de pesquisa, de maneira a propiciar o desenvolvimento dos trabalhos e viabilizar a preparação do material para os processos de qualificação e defesa. O Seminário se organiza em torno das questões de ordem epistemológica e metodológica suscitadas por pesquisas aplicadas.

Seminário de Linguagens da Cibercultura (ECD 703)

60h · 4 créditos

Estudos da cibercultura do ponto de vista da produção, das linguagens e dos aspectos artísticos e sócio-culturais das tecnologias. A cibercultura na vida social contemporânea. Ciberespaço, Transmidialidade e Cultura Participativa. Mídias, softwares e plataformas. Complexidade visual e narrativa, o mapeamento e a circulação de dados. As múltiplas telas, as relações com o tempo e o espaço, a imagem contemporânea e as práticas sociais na atualidade.

Orientação de Projeto (ECD 704)

60h · 4 créditos

Disciplina sem aulas formais, destinada apenas a acompanhar o contato entre o orientando e o orientador, de maneira a propiciar a sistematização das atividades de orientação e o planejamento das bancas de defesa dos trabalhos de conclusão de curso, tendo o professor responsável atuando em conjunto com os orientadores.

Disciplinas Eletivas

Seminários Especiais em Mídias Criativas (A) (ECD 705)

Linhas de pesquisa I – Audiovisual e II – Entretenimento

Disciplina composta por palestras, seminários e workshops ministrados por artistas, desenvolvedores de projetos e profissionais com atuação no mercado. A disciplina visa estabelecer vínculos estreitos com as novas perspectivas e práticas de produção de conteúdos digitais para a área de comunicação e arte mídia. Ênfase em tecnologias visuais e sonoras.

Seminários Especiais em Mídias Criativas (B) (ECD 706)

Linha de pesquisa III – Editorial

Disciplina composta por palestras, seminários e workshops ministrados por artistas, desenvolvedores de projetos e profissionais com atuação no mercado. A disciplina visa estabelecer vínculos estreitos com as novas perspectivas e práticas de produção de conteúdos digitais para a área de comunicação e arte mídia. Ênfase em produção editorial.

Atividades Programadas (A) (ECD 707)

Linha de pesquisa I – Audiovisual

Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos, pertinentes às pesquisas em andamento. Ênfase em linguagens audiovisuais. O curso investiga o cruzamento entre as linguagens do audiovisual e da performance, tanto no sentido da performance como elemento da linguagem audiovisual, quanto do audiovisual realizado como performance. Os novos formatos em multiplataformas (vlogs, perfis, canais, Educação à Distância, podcasts, divulgação científica) e o audiovisual expandido (VJs, projeções de mapeamento, instalações interativas, 360, Realidade Virtual, Realidade aumentada). Partindo dos métodos da revisão bibliográfica e da análise da linguagem audiovisual, performance e dispositivos artísticos, pesquisa-se tanto o papel da performance no audiovisual, quanto o do audiovisual na performance, além de serem realizados exercícios de criação e produção de performances audiovisuais.

Atividades Programadas (B) (ECD 708)

Linha de pesquisa I – Audiovisual

Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos, pertinentes às pesquisas em andamento. Ênfase em linguagens artísticas digitais nas áreas de artes do vídeo, novas mídias e arte-mídia. Define o documentário. Desenvolve breve panorama histórico da evolução deste formato, de maneira a apontar para a subjetividade presente nas obras a partir da construção narrativa e da linguagem de determinadas produções. Propõe através de aprofundamento e reflexão-crítica ao audiovisual de gênero documental apontar para o elemento subjetivo e performático presente nas obras de diretores brasileiros como Arthur Omar, Aloysio Raulino, entre outros.

Atividades Programadas (C) (ECD 709)

Linha de pesquisa III – Editorial

Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos e desenvolvimento de possibilidades de construção de projetos abrangendo mídias como cinema (especificamente storyboards), arte sequencial, animação, infografia e webcomics – sempre enfatizando o design gráfico – estudando a viabilidade de projetos e conceitos pela perspectiva das inter-relações entre conteúdos textuais e imagéticos.

Atividades Programadas (D) (ECD 710)

Linha de pesquisa II – Entretenimento

Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos, pertinentes às pesquisas em andamento. Tópicos especiais em marketing e mídias digitais. O objetivo da disciplina é incentivar as pesquisas para tentar compreender como a comunicação digital influencia a tomada de decisão dos consumidores na internet. Para tal, são analisados os comportamentos dos usuários e alguns caminhos para a tomada de decisão, através de discussões teórico-metodológicas, para identificação de variáveis. O mapeamento das variáveis é importante para o entendimento do comportamento do usuário na internet, tanto para a discussão teórica crítica quanto para a aplicação na administração de empresas. A proposta é de produção de artigos abordando temas relacionados às pesquisas dos alunos.

Criação e Produção em Mídias Criativas (A) (ECD 711)

Linha de pesquisa II – Entretenimento

Técnicas, métodos, processos e práticas de criação e produção de conteúdos para meios digitais. A partir de textos, vídeos e palestrantes convidados, os tópicos pertinentes serão abordados e discutidos com o intuito de mapear as transformações que as mídias analógicas e digitais trouxeram para a produção musical.

Criação e Produção em Mídias Criativas (B) (ECD 712)

Linha de pesquisa III – Editorial

Técnicas, métodos, processos e práticas de criação e produção de conteúdos para meios analógicos e digitais. Disciplina voltada para projetos relacionados à produção editorial e ao desenvolvimento de narrativas transmídia.

Criação e Produção em Mídias Criativas (C) (ECD 713)

Linha de pesquisa I – Audiovisual

Técnicas, métodos, processos e práticas de criação e produção de conteúdos para meios analógicos e digitais. Desenvolvimento de produtos de comunicação com ênfase em cinema e audiovisual.

Criação e Produção em Mídias Criativas (D) (ECD 714)

Linha de pesquisa II – Entretenimento

Técnicas, métodos, processos e práticas de criação e produção de conteúdos para meios digitais. Desenvolvimento de produtos de comunicação com ênfase em narrativas interativas e imersivas.

Práticas de Arte e Comunicação (ECD 715)

Linha de pesquisa II – Entretenimento

Disciplina destinada a elaboração e a realização de obras artísticas concebidas para meios digitais, com ênfase em estética do cinema e do audiovisual. A difusão de novas possibilidades narrativas, reconhecidas nos últimos anos por termos como narrativas interativas e imersivas, transmídia, web-documentários – entre outros. A disciplina explora esse campo amplo e inovador através do desenvolvimento de projetos baseados em uma metodologia própria. O objetivo é que os alunos experimentem uma forma de se conceber, tomar decisões e desenvolver projetos que abarque um amplo leque de procedimentos, práticas, formatos e modos de produção.

Práticas Discursivas e Narrativas (A) (ECD 716)

Linha de Pesquisa III – Editorial

Ementa 1: Modelos de discursos e narrativas na comunicação digital. Inter relações discursivas e narrativas em conteúdos da comunicação social. Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos, ênfase em design gráfico pela perspectiva das inter-relações entre conteúdos textuais e imagéticos.

Ementa 2: Modelos de discursos e narrativas na comunicação digital. Inter-relações discursivas e narrativas em conteúdos da comunicação social. Este curso propõe sistematizar os princípios gerais das teorias da imagem através de procedimentos metodológicos multidisciplinares que conduzem a procedimentos narrativos e mecanismos de articulação de sentido na sociedade. Através de instrumentais teóricos multidisciplinares, as linguagens da imagem são examinadas em suas diferentes formas. A delimitação e a compreensão das funções e transformações das imagens exigem também a sua interpretação como signo icônico e signo plástico, a sua relação com os produtos concretos da cultura e do imaginário visuais contemporâneos e a sua compreensão como processo de produção de sentidos e fonte de comunicação e de afetividades.

Práticas Discursivas e Narrativas (B) (ECD717)

Linha de Pesquisa III – Editorial

Linguagem e cultura. Formação e transformação da narrativa: pactos sociais e sistemas de valores. Da oralidade à escrita, fixação de texto, domínio público, adaptações, releituras, obras derivadas. A transmídia ao longo da história. Enredos, personagens, cenas capitais como memes (no sentido original do conceito de Richard Dawkins). Narrativas visuais do ambiente impresso ao digital. O século XXI como um labirinto de narrativas. Múltiplos formatos para produtos editoriais. A globalização dos games e a necessidade de “localização”; traduções e adaptações como questões artísticas, culturais e econômicas.

Teorias e Paradigmas do Tempo e do Espaço A (ECD 718)

Linha de pesquisa III – Produção Editorial

Os desafios dos novos paradigmas epistemológicos do campo da comunicação social. Novos referenciais de tempo e espaço. Convergências entre as mídias. Novas definições das fronteiras e campos de atuação profissional. Ênfase em produção editorial e multimídia.

Teorias e Paradigmas do Tempo e do Espaço B (ECD719)

Linha de pesquisa III – Produção Editorial

Os desafios dos novos paradigmas epistemológicos do campo da comunicação social. Novos referenciais de tempo e espaço. Convergências entre as mídias. Novas definições das fronteiras e campos de atuação profissional. Referências teóricas e conceitos de tempo e espaço. Padrões analógicos e digitais. Análise de processos de produção e suas conseqüências no campo da percepção psicossocial. Aspectos do saber quântico.

Linguagens na Comunicação Digital (ECD 720)

Linha de Pesquisa I – Audiovisual

Linguagens clássicas da comunicação e suas relações com novas linguagens e tecnologias. Novas formas de contar histórias. Interfaces entre linguagens na comunicação digital. Ênfase em cinema, audiovisual e transmídia. Métodos de criação e produção de narrativas interativas. O curso une a experimentação prática e a reflexão teórica para investigar aspectos da interatividade em processos comunicacionais.