Multimundos FIL – ECO UFRJ

O atravessamento entre arte, ciência e tecnologia tem dado origem a uma sinergia que transcende as fronteiras tradicionais dos campos individuais.

Tudo se mistura, assim como no FIL Festival.

Há exatos 5 anos o FIL é parceiro da Escola de Comunicação da UFRJ, a ECO.

O namoro continuou e criamos os Observadores FIL, que são alunos da graduação da Eco e os nossos olheiros e comentadores do FIL, em nossas redes sociais.

Os observadores são tão potentes que o FIL criou moda e, como toda a moda, se espalhou.

Mas, a cada ano a parceria se torna ainda mais profícua.
Há 2 anos o FIL virou projeto de extensão no Programa de Pós Graduação da ECO, o PPGMC, de mãos dadas com a professora e doutora Cristina Rego monteiro da Luz.

Neste ano, convidamos os alunos da Pós-Graduação para participarem desta nova atração: o Multimundos FIL- ECO.

O que é?

As artes digitais imersivas mergulham o espectador em uma experiência multisensorial que transcende a mera observação passiva. Assim, ao combinar elementos visuais, sonoros e táteis, o “observador’ se torna participante ativo das experiências narrativas propostas por artistas-pesquisdores que desejam explorar novos meios de estimular emoções e perspectivas.

Como participar?
Os alunos e pesquisadores podem inscrever seus projetos de artes digitais, para se apresentarem nos dias 14 e 15 de outubro, na Sala 26 do CCBB, do Rio.

As pesquisas serão vivenciadas pelo público e podem estar em diferentes estágios de experimentação.