Eventos Noticias

Professores do PPGMC participam do Festival Internacional de Artes da Língua Portuguesa

Os professores Cristina Rego-Monteiro e Mário Feijó estarão no FESTLIP 2022, em uma mesa sobre o tema da versão de textos escrito em portoguês do Brasil para a versão original da língua como falada em Portugal. A apresentação acontecerá online, em tempo real, a partir do Real Gabinete Português de Leitura.

O FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa – comemora em 2022, sua XVI Edição em consonância com os 200 Anos de independência do Brasil, expondo ao mundo a arte e a cultura da língua portuguesa e estabelecendo a maior rede de promoção de um evento nesse segmento feito até hoje. É a conectividade ligando o Brasil aos 09 países e 04 continentes, simultaneamente, na maior festa das artes da nossa cultura.

O FESTLIP promove o intercâmbio cultural entre países que têm a língua portuguesa como oficial: Portugal, Cabo Verde, Angola, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil. Engajado nesse momento de unificação do fortalecimento do idioma e retomando sua edição presencial, o festival tem o objetivo de enriquecer a interação cultural entre artistas da nossa língua e o público em geral. O evento traz em sua programação mostra teatral, música, cinema, oficinas, palestras, debates e mostra gourmet.

Produzido pela Talu Produções com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, da Embaixada de Portugal, Instituto Camões, Ministério das Relações Exteriores, CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e do SESI Firjan o FESTLIP comemora sua décima quarta edição em 2022, atingindo sucesso de público e crítica, consolidando-se como evento oficial da agenda cultural do Rio de Janeiro. Em sua última edição o Festival conquistou um público recorde de aproximadamente 25.000 espectadores espalhados por todos os países que falam português.

A parceria do PPGMC ocorrerá em conjunto com representações das Universidades de Angola e de Moçambique.