Projeto Passeio Virtual – Visitação virtual nos Museus de Ciência

Samuel Lange, aluno do PPGMC, roteirizou, dirigiu e editou este projeto, que tem foco na divulgação científica, especialmente em relação ao trabalho feito nos Museus de Ciências e em Laboratórios de Pesquisa.
O propósito foi, além de permitir a visitação virtual durante a pandemia, dar acesso às pessoas que estão longe (professores, estudantes, curiosos etc.), preservar virtualmente as exposições e informações.
Foram realizados 4 projetos onde, através da captura de imagens (trabalhamos com fotografia equiretangular captada pela Insta OneX), foram gerados vídeos VR 360 acompanhados de narrativas e sonorizações gravadas em estúdio.
O projeto, que contou com o patrocínio do CNPQ, está sendo desenvolvido desde meados do ano passado (2021), com previsão de conclusão e publicação dos passeios virtuais até agosto de 2022.
O primeiro passeio virtual está publicado no canal do Youtube do canal do ECI.

Foram contemplados os locais abaixo:
Centro Nacional De Biologia Estrutural E Bioimagem – CENABIO (UFRJ)
Espaço Ciência Interativa – ECI (IFRJ – Baixada Fluminense – Mesquita – RJ)
Instituto Nacional de Tecnologia – INT (Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia – Rio de Janeiro RJ)
Museu de Anatomia – Exposição por dentro do corpo (UFRJ)
Informações Complementares
Patrocínio: CNPQ
Direção, Roteiro e Edição: Samuel Lange (Aluno do Mestrado IBqM/UFRJ)
Captura e Tratamento de Imagens: Alberto Moura (Mestre pela UFRJ)
Locução: José Milson Fabiano
Sonorização e Mixagem: Ricardo Bento – Trix Sound Design