Categorias
Noticias

Vozes pelo Clima: mídia, ciência e educação no combate à desinformação

O PPGMC, Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas, trouxe para a UFRJ a parceria do projeto “Climate Talks” da Embaixada da Alemanha, produzindo o evento “Vozes pelo Clima: mídia, ciência e educação no combate à desinformação”. São painéis de discussão e oficinas, programados para o dia 11 de agosto, das 9 às 18 horas na segunda-feira, no Fórum de Ciência e Cultura, na Av Rui Barbosa, 762, no Flamengo.

Importantes representações políticas e lideranças civis se apresentarão no evento. Estarão presentes o cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Jan Freygang; Erisvan Guajajara, liderança da mídia indígena; a Secretária Municipal do Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Taina de Paula e Jochen Schöngard do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Defensores das pautas climáticas e especialistas de ponta da UFRJ em desinformação sistêmica digital, como a Profa Marie Santini, Diretora do NetLab – Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, vão compor o painel. Também estarão jovens militantes ambientais como Amanda Costa, Embaixadora da ONU.

Na parte da manhã, especialistas, pesquisadores, historiadores e jornalistas participarão de dois painéis mediados pelo jornalista André Trigueiro. O primeiro painel às 10:10, Narrativas climáticas e desinformação: agendas em disputa. O segundo, “Combate à desinformação; busca de visibilidade para saberes científicos e ancestrais”, será às 11:45.

No período da tarde, com início às 14 horas, serão oferecidas oficinas simultâneas com profissionais que trabalham diariamente combatendo a desinformação, como Mercedes Bustamante, professora da UNB e membro da Academia Brasileira de Ciência e da The Word Academy of Sciences, Raphael Kapa, coordenador de Educação da Agência Lupa e a professora do PPGMC Kátia Maciel, pesquisadora da área audiovisual. O número de vagas é limitado.

As inscrições estão abertas para o público através dos sites do PPGMC/UFRJ e do Consulado alemão do Rio de Janeiro.

A pauta do encontro está alinhada com a proposta da COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, por tratar a desinformação climática como uma forte barreira para conscientizar a população sobre a importância de debater e propor soluções para emergência climática. A COP 30 será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano.

Desde o G20 Brasil e Alemanha estão juntos no pacto internacional contra a desinformação climática. Por iniciativa do Brasil, com a ONU e Unesco na cúpula do ano passado, quando anunciaram investimentos no combate à desinformação e apoio a jornalistas que veiculem informações baseadas na ciência para conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas.

A UFRJ também estará presente na Rio Innovation Week, a maior conferência global de tecnologia e inovação. O PPGMC, Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas, ECO/UFRJ, traz uma mesa de debates mediada pela Professora Cristina Rego Monteiro da Luz, especialista em cibercultura, a professora e pesquisadora Katia Maciel ( PPGMC/ECO) e o jornalista Erisvan Guajajara, sobre a importância da comunicação indigena na realidade ambiental atual.

link de inscrição: https://bit.ly/ClimateTalksRJ