Eventos Noticias

Metaversidade no Rio Innovation Week

Projeto coletivo do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas da
UFRJ apresenta, nos dias 04 e 05 de outubro, exposição virtual de
obras imersivas, como parte da programação do evento no Píer Mauá.

O Projeto de Extensão “Metaversidade: Arte, Cultura e Tecnologia” do Programa de Pós graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem coordenação das professoras  Katia A. Maciel e Inês M. S. Maciel, e dialoga diretamente com os propósitos do RIW, que nesta terceira edição, busca preparar os participantes para o futuro e para os impactos da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade

As coordenadoras estarão no estande da UFRJ apresentando a exposição no dia 04 (quarta-feira) de 10 âs 17h e no dia 05 (quinta-feira) de 10 às 13h.

Inteligência Artificial e Metaversos

No dia 04 de outubro às 14h, Kátia Maciel, Nelson Porto e Fernando Ferreira apresentam o painel “Inteligência Artificial e Metaversos – Como as tecnologias estão transformando o mundo e as artes”.  A mediação será de Anny Caroline, aluna do PPGMC, que recentemente recebeu o prêmio Women That Build 2023  na categoria Rising Star Brasil.

Fernando Ferreira – Cientista de dados e empreendedor, sócio-fundador da Twist – empresa especializada em Data Science e mestre e doutor em Engenharia Elétrica, com ênfase em Inteligência Computacional pela Coppe/UFRJ.

Nelson Porto – Artista visual que trabalha com novas tecnologias e mídias tradicionais, XR, AI, fotografia e vídeo.

Katia Augusta Maciel – Doutora em Cinema pela University of Southampton, roteirista, diretora, docente e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da UFRJ e Coordenadora do Projeto de Extensão “Metaversidade: Arte, Cultura e Tecnologia”.

No dia 06, às 17h, no Palco da Ciência será realizado painel de realizadores do PPGMC, no qual serão apresentadas algumas criações imersivas desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional da ECO, entre elas o “Finalmente Eu”, de Márcio Sal, finalista do Festival de Cinema de Veneza 2023, O Inferno de Dante, de Alberto Moura e Galeria Hetereotopias, de Isabelle Barreto e Mônica Kelmz.

O Metaversidade

O projeto reúne artistas digitais, produtores culturais e pesquisadores a partir de parcerias estratégicas para realizar cursos, workshops e eventos. O objetivo é formar novos talentos nas linguagens e plataformas de metaverso e realidades estendidas, proporcionando ambientes de aprendizagem democráticos e participativos e estimulando a formação de redes e coletivos entre estudantes e profissionais.

O Metaversidade surgiu da iniciativa de um grupo de professores e mestrandos, hoje mestres, do Mestrado Profissional em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC), tendo sido produzido e apresentada pela primeira vez durante a pandemia, em forma de exposição virtual no Metaverso, durante o Festival do Conhecimento da UFRJ 2021. Na ocasião, foram exibidas obras inovadoras daquele ano, como o MAM no Minecraft,  Criolo XR, tour virtual da exposição Os Gêmeos: Segredos, além de música com DJ Galalau e outras atrações.

Desta vez, a II Exposição Metaversidade apresentará experiências artísticas imersivas realizadas no âmbito do PPGMC/UFRJ para dar visibilidade às pesquisas-criações do próprio mestrado. Um espaço icônico da Escola, o laguinho, foi fotogrametrado e transformado em uma galeria no metaverso Spatial.io.

II Exposição Metaversidade marca presença no Rio Innovation Week 2023, com experiências artísticas imersivas realizadas no âmbito do PPGMC/UFRJ.

As obras da II Exposição Metaversidade

A exposição a ser apresentada no Rio Innovation Week será composta pelas seguintes obras: Two Roads (Eduardo Martino), Estrelas do Deserto VR (Felipe Carrelli), Viva Ouro Preto VR (Luciano Saramago, Katia A. Maciel, Alberto Moura, Eduardo Martino e Ronaldo Ranzenberger), Galeria Heterotopias (Isabelle Barreto e Monica Klemz), Choro Digital (Ana Cunha), Museu XYZ (Ana Cunha, Fabio Ema, Marlus Araújo, Narau, Ottis, Shima), Em Memória do Cinema de Rua – Parte 1 (Creuza Gravina), Sketchbooks (Rapha Pinheiro), Pílulas Digitais (Karen Acioly), Astronauta Patrusko e Pavão RGB (Nilton Viana), Inferno de Dante (Alberto Moura), Baby Bombs (Marlus Araújo), Contos do Jardim (Ronaldo Ranzenberger, Inês Maciel e Alberto Moura), Finalmente Eu (Márcio Sal), Cine Metro (Eduardo Calvet) e Database Mnemosyne (Luiz Farias (VNDROID)).

A equipe

Além das coordenadoras Katia A. Maciel e Inês M. S. Maciel, fazem parte da equipe atual do Metaversidade Alessandra Meleiro, Alberto Moura, Ana Cunha, Creuza Gravina, Dario Maciel, Eduardo Martino, Luiza Guimarães, Mariana Lucena, Marlus Araujo, Maurício Borges, Ottis e Rodrigo.

A UFRJ terá um estande exclusivo na Estação da Ciência com programação de 3 a 6 de outubro, das 10 às 20h.

Para saber a programação completado RIW, como adquirir seu ingresso e mais informações, acesse http://bit.ly/programaçãoRIW

Apresentação da II Exposição Metaversidade no RIW

04 de outubro – 10 às 17h
05 de outubro – 10 às 13h