Categorias
Noticias

Metaversidade no Intercom 2023

Projeto coletivo do PPGMC apresenta, a partir do dia 05 de setembro,  exposição virtual de obras imersivas, como parte da programação do evento em Belo Horizonte

II Exposição Metaversidade será lançada durante o Intercom 2023, com experiências artísticas imersivas realizadas no âmbito do PPGMC/UFRJ. O encontro deste ano está sendo realizado de forma híbrida, com etapa online entre 29 e 31 de agosto e uma etapa presencial, que ocorrerá entre os dias 05 e 08 de setembro, da qual fará parte o Projeto de Extensão Metaversidade: Arte, Cultura e Tecnologia do Programa de Pós graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com coordenação das professoras  Katia A. Maciel e Inês M. S. Maciel. A exposição conta com o apoio institucional do Canal Futura.

O Metaversidade

O projeto reúne artistas digitais, produtores culturais e pesquisadores a partir de parcerias estratégicas para realizar cursos, workshops e eventos. O objetivo é formar novos talentos nas linguagens e plataformas de metaverso e realidades estendidas, proporcionando ambientes de aprendizagem democráticos e participativos e estimulando a formação de redes e coletivos entre estudantes e profissionais.

O Metaversidade surgiu da iniciativa de um grupo de professores e mestrandos, hoje mestres, do Mestrado Profissional em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC), tendo sido produzido e apresentada pela primeira vez durante a pandemia, em forma de exposição virtual no Metaverso, durante o Festival do Conhecimento da UFRJ 2021. Na ocasião, foram exibidas obras inovadoras daquele ano, como o MAM no Minecraft,  Criolo XR, tour virtual da exposição Os Gêmeos: Segredos, além de música com DJ Galalau e outras atrações.

Desta vez, a II Exposição Metaversidade, apresentará experiências artísticas imersivas realizadas no âmbito do PPGMC/UFRJ, para dar visibilidade às pesquisas-criações do próprio mestrado. Um espaço icônico da Escola, o laguinho, foi fotogrametrado e transformado em uma galeria no metaverso Spatial.io.

Além dos cursos e exposições, uma das metas é realizar também o inédito Festival Metaversidade, um evento que vai mapear e exibir pela primeira vez o estado da arte de produções universitárias brasileiras em metaversos. O Festival será realizado no já existente espaço Metaversidade, no Museu XYZ (https://youtu.be/5DxogzLfpQY).

A equipe:

Além das coordenadoras Katia A. Maciel e Inês M. S. Maciel, fazem parte da equipe atual do Metaversidade Alessandra Meleiro, Alberto Moura, Ana Cunha, Creuza Gravina, Dario Maciel, Eduardo Martino, Luiza Guimarães, Mariana Lucena, Marlus Araujo, Maurício Borges, Ottis e Rodrigo.

As obras da II Exposição Metaversidade:

A exposição a ser apresentada no Intercom será composta pelas seguintes obras: Two Roads (Eduardo Martino), Estrelas do Deserto VR (Felipe Carrelli), Viva Ouro Preto VR (Luciano Saramago, Katia A. Maciel, Alberto Moura, Eduardo Martino e Ronaldo Ranzenberger), Galeria Heterotopias (Isabelle Barreto e Monica Klemz), Choro Digital (Ana Cunha), Museu XYZ (Ana Cunha, Fabio Ema, Marlus Araújo, Narau, Ottis, Shima), Em Memória do Cinema de Rua – Parte 1 (Creuza Gravina), Sketchbooks (Rapha Pinheiro), Pílulas Digitais (Karen Acioly), Astronauta Patrusko e Pavão RGB (Nilton Viana), Inferno de Dante (Alberto Moura), Baby Bombs (Marlus Araújo), Contos do Jardim (Ronaldo Ranzenberger, Inês Maciel e Alberto Moura), Finalmente Eu (Márcio Sal), Cine Metro (Eduardo Calvet) e Database Mnemosyne (Luiz Farias (VNDROID)).

Para saber mais, acompanhe o projeto no Instagram @metaversidade