De 21 a 23 de abril acontecerá, online, a Conferência StoryBits 2021, evento dedicado a narrativas digitais. Sediado em Covilhã, Portugal, é organizada pelo LabCom com apoio da FAL-Faculdade de Artes e Letras.
Neste ano, Monica Klemz, Márcio Sal e Isabelle Barreto, alunos do PPGMC/ECO/UFRJ ingressantes em 2020, foram selecionados para exporem seus projetos em desenvolvimento no mestrado em Mesa Temática sobre Design Narrativo/Interfaces Narrativas, intitulada O design narrativo como ferramenta projetual – três experiências: realidade virtual, instalação e webdoc. No mesmo evento, ainda, a aluna Isabelle Barreto foi selecionada para individualmente apresentar seu projeto. André Paz, professor do PPGMC, é um dos conferencistas convidados. As inscrições para o evento, gratuitas, podem ser feitas através do link http://labcom.ubi.pt/storybits/
INFORMAÇÕES SOBRE A MESA TEMÁTICA E A INSCRIÇÃO INDIVIDUALMENTE DO PROJETO:
CONFERÊNCIA STORYBITS 2021
MODALIDADE C – MESA TEMÁTICA
Proponentes: Monica Klemz, Isabelle Barreto e Márcio Sal
Tema: DESIGN NARRATIVO / INTERFACES NARRATIVAS
Título: O DESIGN NARRATIVO COMO FERRAMENTA PROJETUAL – TRÊS EXPERIÊNCIAS: REALIDADE VIRTUAL, INSTALAÇÃO E WEBDOC –
Proponente: MONICA KLEMZ
Filiação: Mestrado em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGMC/ECO/UFRJ (mestrado em andamento)
Nota biográfica: Bacharel em cinema pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em documentário pela Fundação Getúlio Vargas – Rio, apresentou seu último curta ensaístico
Um Jardim Singular, 2017, em festivais como o 2018 Full Frame Documentary Film Festival, 2018 Traverse City Film Festival, presidido pelo Michel Moore, o Doc Fortnight 2019: MoMA ́s Festival of International Nonfiction Film, entre outros. Em realização de Mestrado em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro –
PPGMC/ECO/UFRJ.
E-mail: monicaklemz2013@gmail.com
Título da intervenção: Museu de um Mundo Estilhaçado – a experiência em Mundos-história
Resumo da intervenção:
Trata-se de uma instalação imersiva 360°, performativa, não-linear, onde o usufruidor da experiência, em posição prona (em sobrevoo), ele mesmo uma consciência sobrevivente (luz fugaz como vagalume), se encontra em meio à uma constelação, que se configura como fragmentos de memórias, de um mundo ido. A relação que se estabelece entre consciência e memória, promove uma viagem espaciotemporal por um planeta feito de diferentes tempos, onde construção e destruição se apresentam de forma expressiva, quando ocorre o terrain do que foi outrora uma vila de pescadores, de operários e de reassentados, onde havia uma lagoa e toda a sua biodiversidade e um autódromo. Nesse ponto, várias camadas dão sentido à vivência cognitiva-sensorial, seja no aspecto sociopolítico, seja no urbano, filosófico (o conceito de desterritorialização de Deleuze), onde o sujeito opera de modo vicário e inativo, testemunho e experienciador de Mundos-história dos processos de desmontes e remoções de favelas, na cidade do Rio de Janeiro.
Após um sobrevoo cartográfico e o retorno ao etéreo, um efeito glitch trinca esse espaço e dá fim ao percurso pelo museu.
Proponente: ISABELLE BARRETO
Filiação: Mestrado em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (mestrado em andamento)
Nota biográfica:
Formada em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Isabelle Barreto possui experiência profissional em design, criação de personagens, direção de arte e ilustração para as áreas editorial e web, além da docência em ilustração. Em realização de Mestrado em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGMC/ECO/UFRJ.
E-mail: isabelle@isabellebarreto.com
Título da intervenção: Alma das Ruas – um webdoc interativo
Resumo da intervenção:
O projeto, em desenvolvimento, consiste num webdoc interativo com releituras das crônicas Mariposas do Luxo, Pequenas Profissões e Visões D’Ópio, do livro A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio. Propõe um paralelo entre o flanar na vida real pelas ruas do Rio de Janeiro do início do século XX descrito no livro e o flanar virtual do interator através da narrativa não linear e interativa. O caminho é percorrido a partir de um mapa do Centro do Rio, de onde se tem acesso às releituras ilustradas.
No projeto, o design narrativo cumpre papel fundamental, auxiliando a construir as histórias. De um efeito como o mouse over para destacar determinado personagem e indicar que tem algo a dizer, passando por personagens dispostos no formato de uma multidão na rua encarando o interator e convidando-o a interagir, até o uso de história em quadrinhos em tela de rolagem infinita fazendo um paralelo deste formato com o local onde se passa a narrativa de uma das crônicas, estes são alguns dos recursos de design narrativo utilizados no webdoc. Transportam o interator pela Belle Époque carioca através da visão das suas ruas e, ao conhecer seu passado, o faz refletir sobre a cidade atual.
Proponente: MARCIO SAL
Filiação: Mestrado em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGMC/ECO/UFRJ (mestrado em andamento)
Nota biográfica: Formado em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ e Pós-graduado em Animação pela PUC-Rio, Marcio Sal possui 20 anos de experiência profissional na área de animação de personagens, motion design, e direção de arte para TV, cinema e web, em realização de Mestrado em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro –PPGMC/ECO/UFRJ.
E-mail: salmarciosal@gmail.com
Título da intervenção: Abram Alas para o Seu Saul – O uso do espaço como elemento narrativo em uma obra imersiva.
Resumo da intervenção:
A animação interativa “Abram Alas para o Seu Saul” é um projeto em curso, com a proposta de pesquisar novas possibilidades narrativas que a imersividade e a interatividade oferecem. Através da história autoral de um homem que nasceu com um chifre de unicórnio, temas como preconceito e autoaceitação são tratados, onde a música e o carnaval aparecem como potenciais motores de superação e libertação.
Para ser experienciado com óculos de Realidade Virtual com 6 graus de liberdade e ‘trackeamento’ de mãos, o. produto é pensado a partir da experiência do usuário, onde a investigação baseada na testagem se torna etapa fundamental como forma de gerar dados de pesquisa e compreender diferentes dinâmicas. O projeto se propõe a documentar o processo criativo, onde a prototipagem direto no device de Realidade Virtual aparece como poderosa ferramenta para o planejamento do design narrativo, tendo em vista que a ocupação do espaço e a movimentação corporal do usuário ganham papel crucial para contar a história e enfatizar sensações na obra imersiva.
CONFERÊNCIA STORYBITS 2021 MODALIDADE B – PROJETO (INVESTIGAÇÃO/CRIAÇÃO BASEADA NA PRÁTICA)
Proponente: ISABELLE BARRETO
Filiação: Mestrado em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (mestrado em andamento)
Nota biográfica:
Formada em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Isabelle Barreto possui experiência profissional em design, criação de personagens, direção de arte e ilustração para as áreas editorial e web, além da docência em ilustração. Em realização de Mestrado em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGMC/ECO/UFRJ.
E-mail: isabelle@isabellebarreto.com
Título da intervenção: Alma das Ruas – um webdoc interativo
Resumo da intervenção:
O projeto, em desenvolvimento, consiste num webdoc interativo com releituras das crônicas Mariposas do Luxo, Pequenas Profissões e Visões D’Ópio, do livro A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio. Propõe um paralelo entre o flanar na vida real pelas ruas do Rio de Janeiro do início do século XX descrito no livro e o flanar virtual do interator através da narrativa não linear e interativa. O caminho é percorrido a partir de um mapa do Centro do Rio, de onde se tem acesso às releituras ilustradas.
No projeto, o design narrativo cumpre papel fundamental, auxiliando a construir as histórias. De um efeito como o mouse over para destacar determinado personagem e indicar que tem algo a dizer, passando por personagens dispostos no formato de uma multidão na rua encarando o interator e convidando-o a interagir, até o uso de história em quadrinhos em tela de rolagem infinita fazendo um paralelo deste formato com o local onde se passa a narrativa de uma das crônicas, estes são alguns dos recursos de design narrativo utilizados no webdoc. Transportam o interator pela Belle Époque carioca através da visão das suas ruas e, ao conhecer seu passado, o faz refletir sobre a cidade atual.