Horários
Grade 2025.1 | |
Grade 2024.1 | Grade 2024.2 |
Grade 2023.1 | Grade 2023.2 |
Grade 2022.1 | Grade 2022.2 |
Grade 2021.1 | Grade 2021.2 |
Obs: Alunos externos que tenham interesse em cursar alguma disciplina do PPGMC/UFRJ devem enviar os seguintes documentos para secretaria.ppgmc@eco.ufrj.br:
• Formulário de Inscrição em disciplinas – Aluno Externo
• Declaração de matrícula
• Cópia da identidade
Ementas
Disciplinas obrigatórias
Metodologia científica (ECD700)
60h · 4 créditos
Métodos de pesquisa aplicados ao campo da comunicação. Formas de aplicação de teorias científicas, delimitação de objetos e formulação de hipóteses. Técnicas de pesquisa nos campos das Ciências Sociais Aplicadas e das Humanidades e suas relações no campo da Comunicação. O curso será desenvolvido em consonância com os projetos de pesquisa apresentados pelos alunos inscritos.
Seminário de Projeto em Andamento (ECD702)
60h · 4 créditos
Disciplina destinada a discussão dos projetos de pesquisa, de maneira a propiciar o desenvolvimento dos trabalhos e viabilizar a preparação do material para os processos de qualificação e defesa. O Seminário se organiza em torno das questões de ordem epistemológica e metodológica suscitadas por pesquisas aplicadas.
Seminário de Linguagens da Cibercultura (ECD 703)
60h · 4 créditos
Estudos da cibercultura do ponto de vista da produção, das linguagens e dos aspectos artísticos e sócio-culturais das tecnologias. A cibercultura na vida social contemporânea. Ciberespaço, Transmidialidade e Cultura Participativa. Mídias, softwares e plataformas. Complexidade visual e narrativa, o mapeamento e a circulação de dados. As múltiplas telas, as relações com o tempo e o espaço, a imagem contemporânea e as práticas sociais na atualidade.
Orientação de Projeto (ECD 704)
60h · 4 créditos
Disciplina sem aulas formais, destinada apenas a acompanhar o contato entre o orientando e o orientador, de maneira a propiciar a sistematização das atividades de orientação e o planejamento das bancas de defesa dos trabalhos de conclusão de curso, tendo o professor responsável atuando em conjunto com os orientadores.
Disciplinas Eletivas
Seminários Especiais em Mídias Criativas (A) (ECD 705)
Linhas de pesquisa I – Audiovisual e II – Entretenimento
Disciplina composta por palestras, seminários e workshops ministrados por artistas, desenvolvedores de projetos e profissionais com atuação no mercado. A disciplina visa estabelecer vínculos estreitos com as novas perspectivas e práticas de produção de conteúdos digitais para a área de comunicação e arte mídia. Ênfase em tecnologias visuais e sonoras.
Seminários Especiais em Mídias Criativas (B) (ECD 706)
Linha de pesquisa III – Editorial
Disciplina composta por palestras, seminários e workshops ministrados por artistas, desenvolvedores de projetos e profissionais com atuação no mercado. A disciplina visa estabelecer vínculos estreitos com as novas perspectivas e práticas de produção de conteúdos digitais para a área de comunicação e arte mídia. Ênfase em produção editorial.
Atividades Programadas (A) (ECD 707)
Linha de pesquisa I – Audiovisual
Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos, pertinentes às pesquisas em andamento. Ênfase em linguagens audiovisuais. O curso investiga o cruzamento entre as linguagens do audiovisual e da performance, tanto no sentido da performance como elemento da linguagem audiovisual, quanto do audiovisual realizado como performance. Os novos formatos em multiplataformas (vlogs, perfis, canais, Educação à Distância, podcasts, divulgação científica) e o audiovisual expandido (VJs, projeções de mapeamento, instalações interativas, 360, Realidade Virtual, Realidade aumentada). Partindo dos métodos da revisão bibliográfica e da análise da linguagem audiovisual, performance e dispositivos artísticos, pesquisa-se tanto o papel da performance no audiovisual, quanto o do audiovisual na performance, além de serem realizados exercícios de criação e produção de performances audiovisuais.
Atividades Programadas (B) (ECD 708)
Linha de pesquisa I – Audiovisual
Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos, pertinentes às pesquisas em andamento. Ênfase em linguagens artísticas digitais nas áreas de artes do vídeo, novas mídias e arte-mídia. Define o documentário. Desenvolve breve panorama histórico da evolução deste formato, de maneira a apontar para a subjetividade presente nas obras a partir da construção narrativa e da linguagem de determinadas produções. Propõe através de aprofundamento e reflexão-crítica ao audiovisual de gênero documental apontar para o elemento subjetivo e performático presente nas obras de diretores brasileiros como Arthur Omar, Aloysio Raulino, entre outros.
Atividades Programadas (C) (ECD 709)
Linha de pesquisa III – Editorial
Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos e desenvolvimento de possibilidades de construção de projetos abrangendo mídias como cinema (especificamente storyboards), arte sequencial, animação, infografia e webcomics – sempre enfatizando o design gráfico – estudando a viabilidade de projetos e conceitos pela perspectiva das inter-relações entre conteúdos textuais e imagéticos.
Atividades Programadas (D) (ECD 710)
Linha de pesquisa II – Entretenimento
Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos, pertinentes às pesquisas em andamento. Tópicos especiais em marketing e mídias digitais. O objetivo da disciplina é incentivar as pesquisas para tentar compreender como a comunicação digital influencia a tomada de decisão dos consumidores na internet. Para tal, são analisados os comportamentos dos usuários e alguns caminhos para a tomada de decisão, através de discussões teórico-metodológicas, para identificação de variáveis. O mapeamento das variáveis é importante para o entendimento do comportamento do usuário na internet, tanto para a discussão teórica crítica quanto para a aplicação na administração de empresas. A proposta é de produção de artigos abordando temas relacionados às pesquisas dos alunos.
Criação e Produção em Mídias Criativas (A) (ECD 711)
Linha de pesquisa II – Entretenimento
Técnicas, métodos, processos e práticas de criação e produção de conteúdos para meios digitais. A partir de textos, vídeos e palestrantes convidados, os tópicos pertinentes serão abordados e discutidos com o intuito de mapear as transformações que as mídias analógicas e digitais trouxeram para a produção musical.
Criação e Produção em Mídias Criativas (B) (ECD 712)
Linha de pesquisa III – Editorial
Técnicas, métodos, processos e práticas de criação e produção de conteúdos para meios analógicos e digitais. Disciplina voltada para projetos relacionados à produção editorial e ao desenvolvimento de narrativas transmídia.
Criação e Produção em Mídias Criativas (C) (ECD 713)
Linha de pesquisa I – Audiovisual
Técnicas, métodos, processos e práticas de criação e produção de conteúdos para meios analógicos e digitais. Desenvolvimento de produtos de comunicação com ênfase em cinema e audiovisual.
Criação e Produção em Mídias Criativas (D) (ECD 714)
Linha de pesquisa II – Entretenimento
Técnicas, métodos, processos e práticas de criação e produção de conteúdos para meios digitais. Desenvolvimento de produtos de comunicação com ênfase em narrativas interativas e imersivas.
Práticas de Arte e Comunicação (ECD 715)
Linha de pesquisa II – Entretenimento
Disciplina destinada a elaboração e a realização de obras artísticas concebidas para meios digitais, com ênfase em estética do cinema e do audiovisual. A difusão de novas possibilidades narrativas, reconhecidas nos últimos anos por termos como narrativas interativas e imersivas, transmídia, web-documentários – entre outros. A disciplina explora esse campo amplo e inovador através do desenvolvimento de projetos baseados em uma metodologia própria. O objetivo é que os alunos experimentem uma forma de se conceber, tomar decisões e desenvolver projetos que abarque um amplo leque de procedimentos, práticas, formatos e modos de produção.
Práticas Discursivas e Narrativas (A) (ECD 716)
Linha de Pesquisa III – Editorial
Ementa 1: Modelos de discursos e narrativas na comunicação digital. Inter relações discursivas e narrativas em conteúdos da comunicação social. Disciplina destinada à aplicação de conteúdos específicos, ênfase em design gráfico pela perspectiva das inter-relações entre conteúdos textuais e imagéticos.
Ementa 2: Modelos de discursos e narrativas na comunicação digital. Inter-relações discursivas e narrativas em conteúdos da comunicação social. Este curso propõe sistematizar os princípios gerais das teorias da imagem através de procedimentos metodológicos multidisciplinares que conduzem a procedimentos narrativos e mecanismos de articulação de sentido na sociedade. Através de instrumentais teóricos multidisciplinares, as linguagens da imagem são examinadas em suas diferentes formas. A delimitação e a compreensão das funções e transformações das imagens exigem também a sua interpretação como signo icônico e signo plástico, a sua relação com os produtos concretos da cultura e do imaginário visuais contemporâneos e a sua compreensão como processo de produção de sentidos e fonte de comunicação e de afetividades.
Práticas Discursivas e Narrativas (B) (ECD717)
Linha de Pesquisa III – Editorial
Linguagem e cultura. Formação e transformação da narrativa: pactos sociais e sistemas de valores. Da oralidade à escrita, fixação de texto, domínio público, adaptações, releituras, obras derivadas. A transmídia ao longo da história. Enredos, personagens, cenas capitais como memes (no sentido original do conceito de Richard Dawkins). Narrativas visuais do ambiente impresso ao digital. O século XXI como um labirinto de narrativas. Múltiplos formatos para produtos editoriais. A globalização dos games e a necessidade de “localização”; traduções e adaptações como questões artísticas, culturais e econômicas.
Teorias e Paradigmas do Tempo e do Espaço – Narrativas Gráficas A (ECD 718)
Linha de pesquisa III – Produção Editorial
Os desafios dos novos paradigmas epistemológicos do campo da comunicação visual. Novos referenciais de tempo e espaço diante das construções narrativas em arte sequencial, incluindo HQs e Storyboards para projetos de animação. Convergências entre as mídias. Ênfase em produção editorial e multimídia.
Teorias e Paradigmas do Tempo e do Espaço B – Narrativas Multimidiáticas (ECD719)
Linha de pesquisa III – Produção Editorial
Produção de conceitos narrativos na prática, onde produziremos projetos para HQs, animações ou produtos multimidiáticos.
Dentre nossas produções, criamos projetos multimidiáticos para poemas de Fernando Pessoa, quizz games para comunidades carentes durante a pandemia e webcomics baseadas em obras de Machado de Assis.
Linguagens na Comunicação Digital (ECD 720)
Linha de Pesquisa I – Audiovisual
Linguagens clássicas da comunicação e suas relações com novas linguagens e tecnologias. Novas formas de contar histórias. Interfaces entre linguagens na comunicação digital. Ênfase em cinema, audiovisual e transmídia. Métodos de criação e produção de narrativas interativas. O curso une a experimentação prática e a reflexão teórica para investigar aspectos da interatividade em processos comunicacionais.